As cultivares são as que mais se adaptaram à região e, com períodos de maturação em épocas diferentes, proporcionando maiores rendimentos e facilidade no processo de fermentação. O Sul de Minas tem como características climáticas, inverno frio e seco, condições estas que favorecem a maturação da cana.
Despalha sem queima, descarte da ponta e a moagem, logo após a colheita.
Filtragem e decantação do caldo, correção do Brix e temperatura.
Com leveduras caipiras selecionadas em nosso microclima, tendo como nutrientes o farelo de arroz e o fubá de milho. Durante esta etapa, toma-se os cuidados para não deixar que o processo venha acontecer além de trinta horas. O controle microbiológico também integra esta fase.
É feita em alambique de cobre, com separação das frações de cabeça e cauda, colhendo somente a parte nobre (coração), com acompanhamento da temperatura e o teor alcoólico do início ao fim, sem a necessidade de adicionar água para correção da graduação.
Descanso em tonéis de madeira neutra (Jequitibá) e amadurecimento em tonéis de Carvalho por 2 anos, onde adquire cor e sabor diferenciados, sem uso de aditivos químicos ou corantes.