
11 set Dia nacional da cachaça. Entenda mais sobre a história do destilado brasileiro mais querido pelo mundo
Desde os tempos coloniais, a produção da cachaça já era uma importante atividade econômica no país, reduzindo o consumo da bagaceira, bebida típica europeia que era importada de Portugal. De acordo com a história, os Portugueses, preocupados com o sucesso da aguardente, através de uma Carta Real de 13 de setembro de 1649, proibiram a fabricação e a venda da cachaça em todo o território brasileiro.
Em resposta à carta real que tentava impor a bagaceira no lugar da cachaça, alguns fazendeiros e proprietários de alambiques se revoltam no dia 13 de setembro de 1661 e tomam o poder no Rio de Janeiro, resultando em um dos primeiros movimentos de insurreição nacional, a Revolta da Cachaça.
Assim, para marcar este importante fato na história da nossa Cachaça, todo o dia 13 de setembro se comemora o “Dia Nacional da Cachaça” como uma forma de relembrar os tempos de um Brasil colonial, quando a bebida era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa. Foi criada em 2009 pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), durante a feira Expocachaça, em Belo Horizonte. Mais tarde, em outubro de 2010, foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados como resultado do projeto de lei do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).