Dia nacional da cachaça. Entenda mais sobre a história do destilado brasileiro mais querido pelo mundo

Dia nacional da cachaça. Entenda mais sobre a história do destilado brasileiro mais querido pelo mundo

Desde os tempos coloniais, a produção da cachaça já era uma importante atividade econômica no país, reduzindo o consumo da bagaceira, bebida típica europeia que era importada de Portugal. De acordo com a história, os Portugueses, preocupados com o sucesso da aguardente, através de uma Carta Real de 13 de setembro de 1649, proibiram a fabricação e a venda da cachaça em todo o território brasileiro.

Em resposta à carta real que tentava impor a bagaceira no lugar da cachaça, alguns fazendeiros e proprietários de alambiques se revoltam no dia 13 de setembro de 1661 e tomam o poder no Rio de Janeiro, resultando em um dos primeiros movimentos de insurreição nacional, a Revolta da Cachaça.

Assim, para marcar este importante fato na história da nossa Cachaça, todo o dia 13 de setembro se comemora o “Dia Nacional da Cachaça” como uma forma de relembrar os tempos de um Brasil colonial, quando a bebida era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa. Foi criada em 2009 pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), durante a feira Expocachaça, em Belo Horizonte. Mais tarde, em outubro de 2010, foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados como resultado do projeto de lei do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

______
Referência: Mapa da Cachaça, Wikipedia
HETO Marketing e Design
helder.heto@gmail.com

HETO Marketing e Design é uma empresa que presta serviços de consultoria e assessoria em marketing, marketing digital, marketing de conteúdo, redes sociais e branding. Nascemos da vontade de agregar a força e os resultados do trabalho da comunicação e a experiência de nosso founder, Helder Tobias, para ajudar nossos clientes a tornarem suas marcas realmente fortes. “PENSAR, PRA DEPOIS FAZER”. Com esta filosofia, desenvolvemos nosso trabalho, sempre focados na visão estratégica do nosso cliente, com os únicos propósitos de alcançar metas, engajar públicos e gerar resultados.