Dia nacional da cachaça. Entenda mais sobre a história do destilado brasileiro mais querido pelo mundo

Dia nacional da cachaça. Entenda mais sobre a história do destilado brasileiro mais querido pelo mundo

Desde os tempos coloniais, a produção da cachaça já era uma importante atividade econômica no país, reduzindo o consumo da bagaceira, bebida típica europeia que era importada de Portugal. De acordo com a história, os Portugueses, preocupados com o sucesso da aguardente, através de uma Carta Real de 13 de setembro de 1649, proibiram a fabricação e a venda da cachaça em todo o território brasileiro.

Em resposta à carta real que tentava impor a bagaceira no lugar da cachaça, alguns fazendeiros e proprietários de alambiques se revoltam no dia 13 de setembro de 1661 e tomam o poder no Rio de Janeiro, resultando em um dos primeiros movimentos de insurreição nacional, a Revolta da Cachaça.

Assim, para marcar este importante fato na história da nossa Cachaça, todo o dia 13 de setembro se comemora o “Dia Nacional da Cachaça” como uma forma de relembrar os tempos de um Brasil colonial, quando a bebida era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa. Foi criada em 2009 pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), durante a feira Expocachaça, em Belo Horizonte. Mais tarde, em outubro de 2010, foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados como resultado do projeto de lei do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

______
Referência: Mapa da Cachaça, Wikipedia
HETO Consultoria
helder.heto@gmail.com

HETO Comunicação Inteligente é uma agência de publicidade e marketing que presta serviços de consultoria e assessoria em marketing e comunicação de forma estratégica e planejada, ou seja, de forma inteligente. Foi fundada em 2015 pelo publicitário Helder Tobias, com o desejo de colocar em prática todos os seus conhecimentos e assim ajudar empresas e pessoas a alcançarem seus objetivos estratégicos de mercado.